UX Design: afinal, por que é tão importante?

Você sabe o que é UX Design? Embora a sigla possa parecer confusa, nos lembra de que devemos dar grande valor ao que os visitantes dos seus sites e aplicativos pensam.

No post de hoje veremos qual é a importância de analisar a experiência que seus clientes têm quando estão em sua página e como uma agência pode facilitar o processo.

Preparado? Boa leitura!

O que é UX Design?

UX é uma sigla para o termo inglês User Experience — em português, “Experiência do Usuário” — e se refere às sensações e reações que uma pessoa experiência quando interage com um produto ou serviço (em marketing digital normalmente é um site ou app).

A experiência é influenciada pelos vários aspectos que compõe o serviço, como:

  • usabilidade;
  • interatividade;
  • layout;
  • acessibilidade;
  • desempenho.

Para que a UX seja positiva, é necessário que você crie um design centrado no usuário, isto é, atendendo aos desejos e expectativas deles. Caso isso aconteça, eles ficarão felizes e terão momentos marcantes.

Qual é a sua importância?

Você poderia se perguntar qual seria o lucro da sua empresa em investir constantemente em atender às expectativas do consumidor. Isso, porém, é útil para que sua marca atinja melhores resultados. Veja quais são as principais vantagens da Experiência do Usuário:

Aumento das taxas de retenção e conversão

Um usuário pode encerrar a sessão por vários motivos, como:

Por isso, os sites devem entender quais são os principais problemas que o visitante encontra para continuar na página e concluir a compra. Quando as dificuldades são resolvidas, seus clientes tenderão a permanecer mais tempo no site e fazer mais aquisições.

Mais clientes fidelizados

Você já foi a alguma loja em que não foi bem atendido? Provavelmente você não voltou lá, não é mesmo? Pois bem, a sensação de um visitante que enfrenta problemas na navegação é bem parecida.

Da mesma forma, quando um usuário é tratado da forma que espera e encontra tudo quanto quer, desejará voltar ao mesmo lugar. Sendo assim, os administradores do site devem criar um ambiente interessante para que os clientes admirem a página e a indiquem para outras pessoas.

Como uma agência pode ajudá-lo?

Para que você consiga proporcionar uma experiência incrível aos seus visitantes, é necessário compreender com pesquisas reais quais são os interesses dos clientes e realizar as mudanças necessárias.

Porém, isso nem sempre é tão fácil. Por isso, as agências são úteis no processo. Veja os principais motivos:

Expertise

As agências especialistas no desenvolvimento de sites — principalmente os focados na experiência do usuário — sabem quais são as etapas necessárias para fornecer o que seus consumidores precisam.

Otimização

Por causa do conhecimento adquirido, as agências podem otimizar os processos necessários, indo além e fazendo mais do que era esperado. Assim, as chances de conversão e permanência no site aumentam ainda mais.

Tempo

Com as agências, sua empresa não precisa ter a preocupação de se especializar em assuntos que podem ser confusos para seus profissionais. Dessa maneira, sua instituição não perderá tempo realizando funções que não são a atividade principal da equipe.

Estudos mostram que após 10 anos o investimento efetuado em UX Design é valorizado em 228%. Você quer receber esse lucro? Então faça as mudanças necessárias para atrair, reter e converter seus visitantes!

Entre em contato conosco e saiba tudo quanto você precisa para colocar essa estratégia em ação.

Menu