Social Selling: entenda como utilizar as redes sociais para vender mais

Você tem utilizado suas redes sociais para aumentar as suas vendas? Sua tática tem surtido efeito? Muitas vezes os problemas estão relacionados às abordagens incorretas que não conseguem atingir o público-alvo. Para isso existe o Social Selling.

Neste post veremos o que é o Social Selling, quais são suas vantagens e como implementá-lo. Quer melhorar suas vendas? Então continue a leitura!

O que é Social Selling?

Social Selling é a utilização das redes sociais como ferramenta para criar e manter contato com o público e, como consequência, gerar vendas.

Pense por exemplo no Facebook, que já possui mais de 100 milhões de usuários no Brasil (praticamente metade da população). Não há outra mídia em que tantas pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo.

Porém, a simples presença da empresa na rede social não garante vendas — nem mesmo a postagem de conteúdo irrelevante ou aleatório. Ao contrário: deve-se montar uma estratégia para compreender como agir nas redes sociais, atingir as pessoas corretas e, depois, vender mais.

Quais são as vantagens?

Utilizar o Social Selling possui muitas vantagens, como:

  • aumentar a presença de mercado da empresa, estando onde seus clientes ideais estão;
  • produzir conteúdo relevante, interessante e útil para atrair o público-alvo;
  • entender quais são os tipos de postagem que mais fazem sucesso com sua persona para produzir conteúdo que gere engajamento;
  • melhorar a forma com que sua empresa é vista e conhecida no mercado.

Como implementar?

Após ver algumas das várias vantagens do Social Selling, é hora de colocar a mão na massa. Veja como começar!

Escolha dos canais

O primeiro passo é compreender e decidir os canais em que a empresa se fará presente. Instituições que trabalham diretamente com outras empresas (B2B) preferem redes como o LinkedIn. Já quando o assunto é a venda direta ao cliente, Facebook, Instagram e Twitter são escolhas quase unânimes.

Porém, é preciso lembrar que as redes sociais devem ser nutridas com conteúdos de qualidade, relevantes e úteis para os usuários. Antes de dedicar posts sobre vendas, faça com que eles se engajem com as páginas.

Utilização das redes sociais com foco em vendas

Embora possa parecer estranho, utilizar as redes sociais para vendas não significa postar sempre promoções ou conteúdos relacionados ao seu produto.

Diferentemente disso, recomenda-se que 80% das postagens sejam relacionadas às questões importantes para o seu cliente e apenas 20% de conteúdo promocional.

Para isso, procure saber:

  • o perfil das pessoas que normalmente se interessam pelos seus serviços;
  • quais são as buscas mais frequentes;
  • quais são as principais dores, os desejos, os medos e as necessidades do seu cliente ideal.

Qualificação de leads

Conquistar novos interessados — a partir das redes sociais — nos seus serviços é apenas o primeiro passo. Em seguida deve-se verificar quais são os que possuem o perfil da empresa e têm informações suficientes para efetuar a compra.

Como já vimos, os contatos iniciais com os interessados devem ser voltados a gerar valor aos seus serviços em vez de simplesmente efetuar vendas. Uma forma interessante de qualificar seus leads é a partir do pixel do Facebook. Com ele você poderá selecionar os usuários que fizeram ações específicas no seu site. Dessa maneira, você os educará constantemente, até que eles estejam pronto para a compra.

Análise de resultados

Toda estratégia bem-sucedida deve analisar os resultados em tempo real e ao fim da campanha. Enquanto em um primeiro momento os dados informam modificações que serão úteis na mesma campanha, a análise final demonstra quais são os problemas que devem ser corrigidos para as próximas ações nas redes sociais.

Aproveitar o público já presente nas redes sociais para aumentar suas vendas é uma estratégia utilizada pela maioria das grandes empresas. Porém, para que você atinja os objetivos, faça uma análise de mercado e dos clientes ideais antes de começar a agir.

Entendeu o que é Social Selling? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas sobre marketing digital! Estamos no Facebook, no Twitter, no Google +, no LinkedIn e no Instagram.

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