Quer aparecer na primeira página do Google? Veja essas 5 dicas!

SEO

Aparecer no Google é altamente vantajoso para todo tipo de site. Trata-se do maior portal de entrada para visitantes em toda a internet, já que o buscador é o principal meio utilizado pelas pessoas para encontrar o que estão procurando.

Estar entre os primeiros resultados não é uma questão de sorte. Existem maneiras de facilitar a leitura do seu conteúdo pelo algoritmo do Google e conquistar uma colocação mais importante entre os resultados. Isso se consegue por meio de uma boa estratégia de SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas).

O trabalho consiste em tornar as suas páginas mais facilmente escaneáveis pelo algoritmo do Google. Assim, ele conseguirá “entender” melhor o assunto delas e dar a devida prioridade ao conteúdo para pesquisas relacionadas a ele.

Veja as 5 melhores dicas para o seu site aparecer na primeira página do Google:

1. Escolha palavras-chave

Cada área do seu site pode emplacar boas posições no Google em relação aos termos pesquisados pelo público. Para aumentar as suas chances de sucesso, basta se adiantar e designar palavras-chave para suas páginas que sejam relevantes ao conteúdo e tenham bom índice de pesquisas. Certifique-se de que elas apareçam em bom número, mas sem excessos, já que o algoritmo sabe reconhecer exageros.

2. Configure meta tags

Depois de definir suas palavras-chave, é importante que elas também apareçam nas meta tags, que são marcações especiais que existem em todas as páginas do seu site.

Partes integrantes do código-fonte, servem para indicar ao Google qual é o título e a descrição daquele conteúdo. Controle esses espaços para inserir o seu próprio texto, tendo em mente as palavras-chave escolhidas e o conteúdo.

3. Adapte seu layout

O conteúdo do seu site funciona bem em dispositivos móveis, como celulares e tablets? Se você quer aparecer no Google, precisa se preocupar com esse detalhe. O buscador passou a dar prioridade às páginas que proporcionam uma boa experiência aos usuários e a penalizar aquelas que não fazem isso.

Por isso, para ter boas chances de emplacar posições de destaque, se você ainda não o fez, não deixe de implementar um design responsivo em seu site.

4. Conquiste links

Um dos fatores que determinam sua relevância para o buscador é a quantidade de links que o seu site recebe de outros sites. Portanto, para aparecer no Google, você precisa negociar vínculos com outras páginas.

Faça contatos com parceiros estratégicos que possam aceitar uma troca de links com você. Fique de olho em conteúdos que citem a sua empresa e converse com os autores para pedir que façam um link para o seu site.

5. Otimize suas imagens

Sabia que as imagens do seu site podem ajudar você a aparecer no Google? Elas são indexadas da mesma forma que o restante das suas páginas, portanto, vale a pena otimizá-las. Isso significa inserir meta tags nelas com descrições que, preferencialmente, tenham a sua palavra-chave. Assim, o Google Imagens passa a ser um possível portal de entrada de visitantes.

Se você quer aparecer no Google, precisa preparar o terreno para ele. Ao implementar as práticas corretas de SEO, você permitirá que o algoritmo do buscador considere seu conteúdo como relevante e o coloque em posição de destaque.

Além disso, é importante também ficar sempre por dentro das atualizações do Google, já que as mudanças podem impactar seu site.

A melhor maneira de se informar a respeito de todas as tendências do meio digital é assinando a nossa newsletter: basta cadastrar o seu e-mail!

Menu