Qual o melhor CMS para a criação de um site?

Desenvolvimento Web

É comum que as empresas que desejam criar um site para seus negócios fiquem em dúvida sobre qual plataforma devem escolher.

Saber qual o melhor CMS disponível no mercado para seu negócio é de vital importância. A partir dele, os objetivos empresariais serão atingidos ou dificultados. Ou seja, um CMS adequado facilita as operações, enquanto um sistema que apresente problemas técnicos pode fazer com que o site seja pouco atualizado.

Conhecendo essa realidade, no post de hoje, mostraremos o que é e quais são as melhores opções de CMS para a sua empresa. Boa leitura!

O que é CMS

CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português, são plataformas capazes de criar, editar e publicar materiais com facilidade.

Atualmente, seu principal uso está relacionado à criação de sites gerenciáveis. Eles são úteis às empresas, em razão da facilidade de instalação e de uso e da disponibilidade de ferramentas que podem torná-los mais customizáveis.

Principais opções de CMS

Há muitos CMSs disponíveis no mercado, e a maioria é gratuita. Isso significa que todos os interessados estão livres de qualquer taxa de aquisição e renovação de licenças.

Além disso, por serem livres, contam com muitas opções de personalização de design, novas funcionalidades e suporte para correção de erros e problemas na plataforma.

WordPress

O WordPress é o sistema mais utilizado no mundo para criação de sites, sendo que 28% da internet já utiliza esse CMS. Isso significa que, a cada quatro sites, pelo menos um usa a plataforma.

Essa marca não foi conquistada à toa. Em poucos minutos, o sistema pode ser instalado, possuindo mais de 45 mil plugins gratuitos disponíveis. Por isso, a maioria das empresas conseguirá fazer tudo quanto deseja com essa ferramenta.

Caso precise de algo ainda não disponível, há inúmeras agências e profissionais que desenvolvem funcionalidades sob medida para seus clientes. Esse é um diferencial interessante, visto que, no Brasil, há muitos profissionais e agências qualificadas para tal tarefa.

Demais opções

Há outras alternativas no mercado, como os sistemas Drupal e Joomla. Embora cada uma dessas opções tenha suas qualidades, elas são mais comumente utilizadas por profissionais focados na área de tecnologia, já que exigem alguns conhecimentos técnicos.

Registra-se, porém, que há diversas empresas que se acostumaram tanto com outros CMSs que não conseguem trocá-los. Além disso, outros sistemas, como o Ghost, tentam seu lugar ao sol. Então, ainda que o WordPress aumente constantemente sua participação nos sites web, há diversas opções já disponíveis e muitas mais sendo criadas.

CMS próprio

Existe também a possibilidade de construir o próprio CMS. Isso é interessante para grandes empresas ou para quem possui necessidades muito específicas. Assim, elas conseguem otimizar seu sistema da maneira que desejam, nos mínimos detalhes.

Porém, essa tarefa é muito mais onerosa. Como é necessário criar completamente o sistema e suas estruturas, o gasto normalmente é muito grande. Dessa maneira, a maioria das empresas não necessita disso e consegue exercer todas as atividades necessárias no WordPress.

Sem sombra de dúvidas, das três opções aqui apresentadas, o WordPress é uma ótima opção para a maioria dos empresários e empreendedores começarem a criar as suas páginas. Não é sem motivo que é um dos principais sistemas do momento.

Sendo assim, considere-o como uma grande opção. Além de saber qual o melhor CMS disponível, você pode receber, em primeira mão, as principais notícias de marketing digital.

Para isso, curta nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Twitter, Pinterest, Google +, LinkedIn e Instagram. Esperamos você lá!

Menu