Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?

Marketing Digital

Entender o comportamento do consumidor se tornou algo essencial para quem deseja se manter competitivo e ter melhores resultados no mercado atual. Existem diversos fatores que influenciam na forma como o consumidor toma suas decisões, e compreender esses fatores leva a estratégias de negócio mais eficientes.

Confira o post que preparamos e esclareça suas dúvidas sobre o tema!

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Cultura

O principal fator de influência do nosso comportamento é a cultura, ou seja, a forma como enxergamos as coisas ao nosso redor e definimos valores. A cultura é formada pelo meio em que estamos inseridos, pelos ensinamentos passados dentro da família, círculo social, nacionalidade, região ou até mesmo bairro de residência.

Classe social

A classe social define a visão de necessidade e priorização nas decisões de compra. Pessoas de classes mais baixas costumam limitar o que é importante comprar ou o quanto devem investir em certas compras.

Esse fator ajuda na decisão do mix de produtos adequado para o público, funcionalidades, tipo de atendimento e, principalmente, determinação de preço.

Idade e estágio da vida

Conforme envelhecemos, mudamos nossas prioridades, gostos e necessidades, e isso induz o nosso comportamento de compra. Portanto, um varejista, ao falar com cada público, deve considerar esse fator para ser mais assertivo na estratégia e gerar o valor correto para cada um.

Princípios e crenças

Os princípios e crenças do consumidor estão relacionados a quem ele é, a sua personalidade em si e determinam sua visão social. Quando marcas fazem campanhas que vão contra aquilo que o consumidor acredita como correto, sua marca perde valor para ele. Dessa forma, entender esses fatores é essencial para construir estratégias que agregam valor para o seu público.

Círculo social

As pessoas que estão à nossa volta induzem nossos comportamentos e nossas decisões. A família e amigos são os grupos mais inspiradores para o consumidor, que já adotou o hábito de buscar opiniões entre pessoas que respeita e confia sobre produtos e serviços, antes de tomar a decisão final.

Estímulos do ambiente de compra

Os fatores listados acima são predominantes na forma como o consumidor se comporta na sua experiência de compra, respondendo aos estímulos do ambiente no qual está inserido. Esses estímulos, por si só, são fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Alguns estímulos que devem ser considerados:

  • exposição de produtos;

  • atendimento oferecido;

  • funcionalidades de produto;

  • comunicação visual.

Formas de monitorar o comportamento do consumidor

Existem diversas ferramentas, gratuitas e pagas, que te auxiliam no processo de monitoramento e coleta de informações sobre o comportamento do consumidor. Algumas ferramentas que te ajudam nesse processo:

Google Trends

Ferramenta gratuita do Google para identificar quais os assuntos mais populares da internet, encontrando temas e oportunidades para o seu negócio, considerando o seu público-alvo.

Google Analytics

Outra ferramenta do Google, é uma das mais usadas no mundo para acompanhar o tráfego de sites, resultados de campanhas de marketing, segmentação de público e índices de conversão e venda.

Scup

Ideal para avaliar o comportamento do seu público nas redes sociais, a ferramenta permite avaliar como sua marca é vista em até 15 canais sociais.

Buzzmonitor

Plataforma ideal para fazer monitoramento dos dados de concorrentes e gerenciamento de e-mails.

SemRush

Considerada a melhor ferramenta para estratégia de SEO do mundo, o SemRush oferece uma plataforma para identificar as principais palavras-chave relacionadas às buscas feitas pelo consumidor online.

Hotjar

Ferramenta essencial para entender como os fatores de ambiente da loja online ou página da marca influenciam no comportamento do consumidor. A plataforma oferece gravação das visitas, bem como mapas de calor de uso, funil de conversão e pesquisa de satisfação.

O ideal é fazer tanto monitoramento do público-alvo que você deseja como consumidor, quanto o de seus visitantes e clientes, para entender como eles se comportam em geral e em relação a sua marca, para otimizar suas ações.

Agora que você sabe quais os principais fatores que influenciam no comportamento do consumidor e como fazer um monitoramento adequado, siga-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn — para não perder nenhuma novidade!

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