O que são sites responsivos?

O que são sites responsivos e para que servem?

Pesquisando sobre sites responsivos na internet observamos que a maioria dos artigos são técnicos ou focados aos desenvolvedores. Nós da Logic Arts, decidimos abordar o assunto com uma linguagem mais simples e objetiva para o entendimento de pessoas que não estão familiarizadas com os termos técnicos da web.

Afinal, o que é um site responsivo?

Esta é uma pergunta atual, comum e frequente em nossas reuniões com clientes. Basicamente definimos um site responsivo, site mobile, ou também conhecido como site flexível, quando o site se ajusta automaticamente ao dispositivo de onde está sendo acessado podendo ser um notebook, desktop, celular, smartphone, tablet, smartTV, etc.

O site responsivo adequa a sua aparência, estrutura e disposição de acordo com o tamanho da tela em que o site está sendo exibido. Caso o usuário tenha uma tela pequena como a de um celular simples, o layout do site se ajusta automaticamente para lhe mostrar as informações na tela com o mínimo de rolagem vertical e nenhuma rolagem horizontal, dispensando também a utilização de zoom.

Em smartphones, um site que não seja responsivo torna a navegação do site ou a experiência do usuário em cada página fica ruim e limitada tendo de usar recursos de zoom para conseguir ler a página na integra. Outros detalhes como imagens, botões ou menus ficam sem formatação pois não foram desenvolvidos para se adaptarem a esse dispositivo ou resolução de tela.

Quanto custa um site responsivo?

Geralmente, o custo de desenvolvimento de um site responsivo é o mesmo de um site comum. Mas há situações em que o custo pode variar pois em determinados casos, existe a necessidade de implementar novas funções no site exclusivamente para dispositivos móveis, como por exemplo recursos de geolocalização (GPS).

É necessário ter um site responsivo?

Sim, recomendamos a criação de sites responsivos em todos os nossos projetos. Ter um site responsivo é um diferencial que pode deixar sua empresa bem a frente da concorrência. O próprio Google identifica e favorece em seus resultados de pesquisas sites responsivos. Imagine a seguinte situação: Um engenheiro está trabalhando em um canteiro de obras e precisa adquirir um determinado produto ou serviço. Se o seu site não estiver disponível ou não for compatível com o celular smartphone do engenheiro perde-se uma oportunidade de negócio. Agora imagine quantos milhões de potenciais clientes procuram por seu produto ou serviço no Google via smartphone ou tablets neste exato momento.

Entre em contato e solicite uma proposta para desenvolvimento de site responsivo.

[mailerlite_form form_id=1]
Menu