Mobile Commerce: potencialize a experiência de compra do seu cliente

Antes de falarmos do Mobile Commerce e sua importância, vai uma pergunta: você sabia que a quantidade de usuários de dispositivos móveis superou a de usuários de PC e segue crescendo? É o que dizem os números!

Compare isso à disseminação notável que as plataformas de vendas online têm tido, e surge um dado interessante: o número de compras realizadas por meio de dispositivos móveis tende a ser cada vez maior.

Abaixo vamos falar como sua empresa pode adotar o Mobile Commerce para se adaptar a essa recente tendência no mercado e não ficar para trás. Confira!

O que é Mobile Commerce?

Mobile Commerce é justamente uma resposta à presença crescente de dispositivos móveis nos processos de compra atuais. Seu destaque nas etapas de pesquisa de um produto, seja diretamente em sua página ou em redes sociais, e até mesmo no momento da compra exigiu novas fórmulas para estratégias de marketing.

Assim, podemos chamar de Mobile Commerce, ou m-commerce, a adaptação para dispositivos móveis da experiência de uso de negócios com presença digital. Ou seja, trata-se de considerar a importância do mobile para garantir a experiência mais fluida possível para o usuário.

Qual é sua importância?

O dinamismo da internet e a quantidade de ofertas de produtos semelhantes que ela abriga demanda rapidez e simplicidade na experiência do usuário. Quando uma página da web não é adaptada para mobile e é aberta nesse dispositivo, o acesso às suas funcionalidades fica dificultado e a própria empresa fica prejudicada.

Pesquisas mostram que uma página que não seja rápida e bem adaptada ao mobile tende a afastar os usuários, que não concluem compras ou sequer pesquisam o suficiente. E mais: a chance de visitar uma página concorrente aumenta nesses casos, além de impactar negativamente na imagem da empresa e nas recomendações feitas.

Portanto, uma estratégia de mobile commerce deve ter o objetivo de manter o usuário de celular ou tablet na página do negócio pelo máximo de tempo possível, garantindo que um web design mal feito não seja motivo para dissuadi-lo de uma compra. Empresas que implementam conceitos de m-commerce em suas páginas certamente ganham maior destaque entre suas concorrentes no momento de uma pesquisa.

Como implementá-lo?

Em primeiro lugar, como em qualquer estratégia de marketing digital, é importante ter uma presença relevante nas redes sociais. Isso porque o mobile concentra um índice altíssimo dos acessos às redes sociais. O próximo passo é ainda mais importante, e é o ponto central para o m-commerce.

É imprescindível que o usuário tenha acesso a uma página adaptada a dispositivos móveis, seja uma página mobile ou responsiva. Além disso, disponibilizar um aplicativo da loja de seu negócio é extremamente interessante. Tudo isso tende a facilitar a experiência do usuário que acessa a página de seu negócio, além de ajudar a atrair novos visitantes em razão de melhoria em seu SEO.

Aplicativo e site responsivo: quando usar?

Pense no aplicativo e no site adaptado como ferramentas complementares. O aplicativo é baixado no dispositivo e pode ser acessado a qualquer momento para visualizar o catálogo da loja virtual, mesmo offline. Pode, também, ser um meio de oferecer descontos e incentivos para que o usuário faça compras.

Contudo, para garantir um bom primeiro contato entre o usuário e o negócio ao navegar e pesquisar pela internet, é ideal que a página de seu e-commerce seja adaptada para mobile. Um site mobile ou responsivo bem desenhado é uma condição para que o usuário não deixe a página precocemente. Portanto, é um pressuposto para que a compra seja realizada, ou mesmo para haver interesse em baixar o aplicativo.

Implantar o Mobile Commerce em seu negócio, portanto, é extremamente importante para se ter destaque dentre os usuários de dispositivos móveis. Tenha em mente sempre que esse número cresce constantemente, e que a presença de celulares e tablets nas jornadas de compra têm sido cada vez maiores. Assim, não deixe de conquistar essa importante fatia do mercado e considere os benefícios do m-commerce.

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