Google Tag Manager: o que significa e como utilizar essa ferramenta

O Google revolucionou a forma com que as empresas se comunicam com seus clientes. Agora, o objetivo de muitas companhias é ser objeto da busca no site. No entanto, o que muitos profissionais ainda não sabem é que um dos gigantes da comunicação também oferece ferramentas que facilitam o Marketing Digital.

Este artigo falará de uma delas: o Google Tag Manager. Para saber mais sobre ela, continue a leitura!

O que é Google Tag Manager?

A falta de conhecimento em linguagem de códigos obriga os profissionais de Marketing Digital a dependerem de programadores. Isso pode fazer com que uma estratégia demore para ser executada — em alguns casos, tornando-a até obsoleta.

O Google Tag Manager é uma ferramenta que resolve essa questão. Ela é gratuita e permite que qualquer pessoa crie, edite e publique tags.

Como usar o Google Tag Manager?

Primeiro passo:

Crie uma conta no Google Tag Manager, também conhecido pela abreviação GTM. Para isso, acesse este site e faça login com uma conta do Google. Pode ser a mesma que você utiliza no Google Analytics.

O site, então, pedirá para você criar um contêiner. Imagine que as tags de um site são como peças de roupa e um contêiner nada mais é do que um guarda-roupas. Esse espaço armazenará as tags do seu site. Para cada site, crie um contêiner diferente.

Feito isso, o próximo passo é ler os termos de uso e, se tudo estiver ok, clicar em “Sim”. O Google Tag Manager carregará um bloco de códigos, que você deverá copiar e colar depois da tag <body> do seu site.

Se você não tem ideia de como fazer isso, ou se seu site for feito em WordPress, você poderá utilizar a ferramenta DuracellTomi’s Google Tag Manager. Com ela, é possível fazer essa alteração sem nenhum prejuízo ao template.

Segundo passo:

Para adicionar uma tag, é necessário clicar em “Tag”, no canto esquerdo da tela. Depois, clicar em “Nova”. O Google carregará as tags mais populares, entre elas uma que, com certeza, faz parte de sua estratégia de Marketing Digital: Google Analytics. Vamos aprender a adicioná-la?

Caso você queria criar essa tag, basta escolher a opção Google Analytics, alterar seu nome na opção acima “Tag sem título”. A página perguntará se a sua versão do Analytics é a Universal Analytics (mais recente) ou a Google Analytics.

Passo 3

Para configurar essa tag, será necessário preencher um campo com seu código de acompanhamento do Google Analytics — disponível na sua conta do serviço. O próximo passo é determinar qual será a ação da tag.

Para que a tag funcione, será necessário definir um acionador, ou seja, uma ação que o leitor fará para acionar a tag. Nessa etapa, também é possível definir sobre quais páginas do site a tag terá efeito.

Para terminar, basta clicar na opção “Publicar”.

O processo é simples, rápido e intuitivo. Os resultados que o Google Tag Manager traz são muito úteis para melhorar as estratégias do setor de Marketing Digital. Com essa ferramenta, a dependência de programadores para tarefas simples chegou ao fim.

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