Desenvolvimento de apps mobile: contratar agência ou freelancer?

Muitas empresas desejam criar aplicativos para seus negócios. No entanto, frequentemente surge a dúvida: deve-se escolher uma agência ou um freelancer?

Para ajudá-lo a responder essa pergunta, nós veremos no post de hoje quais são os pontos fundamentais para você tomar sua decisão sobre o desenvolvimento de aplicativos mobile.

Boa leitura!

Planejamento completo

A criação de um aplicativo vai além dos resultados visíveis. Antes de tudo, você deve pensar no app como uma forma de facilitar a vida de seu cliente. Assim, planeje conteúdos e serviços úteis para ele.

Um aplicativo não é um site responsivo e nem deve ser uma versão do seu site personalizada. O processo de criação precisa considerá-lo como uma instância diferente das demais. Sendo assim, produzir uma experiência agradável e diferente para o usuário.

Nesse ponto, a principal diferença entre a agência e o freelancer está na capacidade de ver o processo todo. As agências estão mais bem preparadas para ir além da programação. Isto é, entender quais são as práticas mais comuns e aceitas pelos usuários, além de atuar conjuntamente com a empresa.

Os freelancers, normalmente, são conhecidos pela capacidade técnica para programar o app. Porém, nem sempre terão domínio das principais práticas dos usuários ou de como facilitar sua navegação.

Domínio de plataformas

Outro ponto importante para sua escolha está nas plataformas que você disponibilizará no seu aplicativo. As mais utilizadas são Android e o iOS. Como são sistemas diferentes, programá-los requerer conhecimentos e práticas distintas.

As agências planejam o projeto inteiro. Assim, desde o início seu app será pensado para atuar nos sistemas escolhidos. Os freelas, no entanto, costumam dominar apenas uma das plataformas. Dessa forma, a possibilidade de você ter que contratar dois deles é grande.

Além de perder tempo contratando, será necessário explicar todo o projeto, correndo o risco de que algum deles não entenda perfeitamente o que você deseja. Destaca-se, também, que o trabalho final pode entregar experiências diferentes e frustrar usuários de algum dos dois sistemas.

Suporte garantido

Os apps precisam de constante atualização. Além de consertar eventuais erros e bugs, deve-se ouvir as principais demandas dos usuários.

As agências estão preparadas para oferecer suporte e atualização sempre que sua empresa precisar. Caso a equipe que realizou seu projeto seja modificada, seu aplicativo não sofrerá dano, uma vez que a forma de produção é bem documentada.

Os freelas, porém, nem sempre estarão disponíveis para modificar seu app. Talvez estejam engajados em outros projetos ou trabalhando para outras empresas. Nesse caso, você precisará encontrar outro profissional. Caso a produção não tenha sido documentada, haverá maior dificuldade no processo que pode ser mais oneroso para você.

Ao contratar uma agência, você será guiado em todo o processo de desenvolvimento de aplicativos mobile. Isso minimizará os erros e aumentará a chance de sucesso do seu aplicativo. Além disso, toda a experiência do seu usuário será pensada em conjunto. Assim, embora diversos profissionais com expertises diferentes trabalhem em seu projeto, as necessidades do seu público serão sempre lembradas.

Você já possui um aplicativo? Se sim, quais são as suas experiências? Caso não tenha, quais são as suas principais dúvidas e temores? Comente contando o que você pensa sobre o assunto. Queremos conhecê-lo melhor!

[mailerlite_form form_id=1]
Menu