Data Driven: o que significa?

Mark Flaherty, um grande executivo de propaganda, acredita que os dados são o recurso de marketing mais valioso. A habilidade de entender os dados permite visualizar como será o futuro da marca, e assim, fazer as mudanças necessárias para colher resultados ainda melhores. 

Segundo o Gartner e a IDC, até o final de 2020 teremos 40 trilhões de gigabytes no mundo. Esse número é cinquenta vezes maior do que o apresentado em 2011.

Toda essa informação é capaz de ajudar os profissionais de marketing a traçarem estratégias mais inteligentes, melhorarem a experiência dos clientes com as marcas e impulsionar o crescimento das empresas. 

Para alcançar esse resultado, é preciso conhecer novas formas de se trabalhar com a comunicação em dados, como o data driven marketing. Ainda não sabe o que isso significa e nem como esse conceito pode aumentar o desenvolvimento do seu negócio? Acompanhe todos os detalhes nesse texto!

O que é data driven?

Traduzido para o português de forma direta, data driven marketing significa marketing dirigido por dados. Em outras palavras, é usar dados para obter insights e tomar decisões mais estratégicas e assertivas. 

Com a tecnologia utilizada atualmente, é muito mais fácil conhecer quem são seus consumidores e compreender seus hábitos usando dados gerados pelos dispositivos dos clientes, como celulares, tablets e computadores. Dessa forma, essa nova ferramenta já é uma realidade, assim como a inteligência artificial e a tecnologia em nuvem. 

Qual a importância do data driven?

O data driven é um diferencial que irá impactar os resultados da sua empresa e a experiência do cliente com a sua marca. 

Quando você conhece seu público, é mais fácil segmentar a comunicação para que apenas esse grupo de pessoas seja atingido. Assim, você estará gastando tempo e dinheiro para alcançar pessoas que estão realmente interessadas em seus produtos e serviços. 

Isso faz com que profissionais de marketing voltados a alta performance procurem dados não somente sobre características do público alvo, mas também sobre seu estilo de vida e hábitos de consumo. Assim, foi criada a visão 360° do consumidor, que permite a criação de campanhas ainda mais personalizadas.

Não só as campanhas podem alcançar resultados melhores, como também qualquer conteúdo produzido por profissionais de marketing. Por exemplo, com os dados do público alvo em mãos, é possível identificar qual horário eles estão mais presentes nas redes sociais e qual formato de conteúdo costumam interagir com mais frequência. Dessa forma, essas informações pode ser usadas para fazer com que sua marca e tudo que ela oferece seja conhecida pelo seu público. 

Quais são as vantagens do data driven?

Ter uma relação de confiança entre empresa e consumidor 

Sim, é possível ter uma relação de confiança entre a marca e seus clientes que seja benéfica para os dois lados usando data driven. 

Hoje em dia, é possível trabalhar com plataformas de automação de marketing. Elas permitem que todos os dados gerados pelos consumidores fiquem salvos e armazenados em nuvem, com segurança necessária. Dessa forma, os funcionários que trabalham com marketing e atendimento podem personalizar o contato com o consumidor com base nessas informações. 

Outro benefício para as empresas é que a passagem dos leads que estão no topo do funil para a fase de conversão é mais eficiente, porque a comunicação está sendo utilizada de maneira correta. 

Falando especificamente sobre os clientes, eles têm a opção de escolher maneiras de se comunicar com a sua marca e receber ofertas que sejam relevantes para ele. Isso faz com que ele se sinta mais importante e conectado com a sua empresa. 

Marque presença onde seus clientes estão 

Os dados podem ser gerados a partir de qualquer dispositivo ou canal de comunicação. Essas informações também irão ajudar a identificar qual desses meios de contato é o preferido de cada cliente. Assim, você vai saber exatamente qual deles usar quando precisar falar com ele. 

Além de saber por onde é mais fácil interagir com seus consumidores, você também vai saber qual é o melhor horário para entrar em contato, quais ofertas têm mais chances de se transformar em vendas, entre outras questões importantes. 

Observe, aprenda e melhore seus resultados

O marketing é um dos mercados que apresenta evoluções e mudanças constantes. Por isso, é fundamental analisar os dados constantemente e não tomar uma única forma de abordagem como a correta para sempre. 

Tenha certeza de que todos os dados que são relevantes para o seu negócio estão sendo mensurados e avaliados. Caso a sua estratégia esteja funcionando bem, pense em maneiras de melhorá-la. Mas, se os resultados estão caindo, crie estratégias para aprimorar sua ideia. 

Nesse aspecto, o data driven também é uma maneira importante de analisar os esforços que a empresa está aplicando em marketing e quais resultados essas estratégias estão trazendo. É preciso identificar e eliminar os pontos fracos na comunicação, visando oferecer uma experiência melhor para os clientes. 

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Quais outros assuntos sobre data driven você gostaria de ver aqui no Blog da Logic Arts? Deixe nos comentários!

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