Conheça os 5 principais KPI’s de Marketing Digital

Marketing digital é um jogo de números. É por meio deles que se define o rumo de campanhas e estratégias. Todavia, números são apenas representações, a menos que eles ganhem algum sentido: para isso existe a KPI de marketing digital!

O termo Key Performance Indicators (KPI) pode ser traduzido como “Indicador-chave de performance”. Ele consiste em um parâmetro que profissionais de marketing usam para conseguir insights sobre os resultados de uma campanha. A partir desses dados, é que se definem as mudanças no rumo de um planejamento.

Deve ficar claro que os objetivos de campanha vão definir quais indicadores devem acompanhados com mais destaque. No post de hoje vamos mostrar 5 dos principais KPI’s e falar em detalhe sobre cada um deles.

1. CPC – Custo por Clique

Esse talvez seja um dos indicadores mais conhecidos e importantes do marketing digital. Como o próprio nome diz, esse KPI de marketing digital mostra quanto se está pagando por cada clique recebido em um anúncio. Esse medidor é essencial para campanhas de Links Patrocinados ou busca do Google Adwords, por exemplo.

Nessa plataforma, é preciso definir previamente a cifra que se está disposto a pagar por cada clique, e o sistema vai tentar manter o valor sempre perto do que foi definido — nunca ultrapassando o orçamento.

2. Custo por Lead – CPL

Essa métrica indica quanto se está pagando por cada lead. Ou seja, ao acompanhar esse indicador, você vai saber exatamente quanto cada contato — geralmente nome, telefone e e-mail — está custando para ser adquirido. É importante para campanhas em que o objetivo é construir uma base de dados a ser trabalhada posteriormente.

3. Click-Through Rate – CTR

Esse indicador-chave mostra quantos cliques seu anúncio recebeu dividido pelo número de vezes que ele foi visto. CTR pode ser traduzido como Taxa de Cliques e é essencial para estabelecer se o texto, chamada e imagem do seu anúncio estão recebendo uma boa resposta do público.

Números muito baixos nessa métrica podem impelir mudanças a fim de otimizar os resultados.

4. Custo por mil impressões – CPM

Esse KPI é especialmente importante para campanhas de branding. Esse tipo de campanha se caracteriza pela importância do número de pessoas expostas à uma marca e ao seu conteúdo publicitário.

Nesse caso, o número de cliques e conversões podem ficar em segundo plano, pois não possuem grande relevância nessa classe de objetivo. Deve-se tomar cuidado para não confundir impressões com alcance. Este último mostra o número de pessoas que foram impactadas, enquanto as impressões expõem o número de vezes que o seu público foi impactado.

5. Custo por aquisição – CPA

Essa métrica é muito usada por empresas de e-commerce que usam o Google Adwords em campanhas vendas. Esse KPI mostra quanto se está pagando por cada aquisição. Nesse tipo de campanha, deve-se calcular sua porcentagem de lucro sobre um certo produto, para assim definir qual seria o valor ideal a ser gasto para efetuar cada venda.

E aí? Gostou do nosso texto sobre KPI de marketing digital? Ficou alguma dúvida ou quer acrescentar algo? Deixe um comentário abaixo com sua opinião.

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