Como usar a segmentação no Facebook para aumentar a conversão de leads

Social Media

O constante crescimento do mercado atual exige que gestores desenvolvam cada vez mais estratégias para consolidar o nome de suas empresas e conquistar consumidores. A publicidade tem sido uma das principais formas (senão a principal) de alcance do público interessado e a efetiva conversão de leads: apresentando o produto ou serviço de forma inteligente, a tarefa de despertar o interesse pode ser cumprida de maneira estratégica.

Um dos meios em alta — e com grandes retornos — para essa prática é o uso da segmentação no Facebook. Você sabe como ela funciona? Hoje, falaremos tudo sobre esse assunto! Acompanhe e fique por dentro!

O Facebook como estratégia de marketing

O Facebook é a maior rede social do mundo: um levantamento feito pelo Statisa aponta a atividade de 2 bilhões de usuários por mês. Não é por acaso que muitos gestores têm feito uma análise mais profissional desse ambiente mundialmente acessado para conversão em leads. O objetivo das empresas é ter uma participação mais ativa no dia a dia de seus potenciais consumidores, mostrando de forma estratégica o que elas podem oferecer.

Essa é uma das grandes tendências no modelo de marketing e chama cada dia mais a atenção de novos gestores preocupados com o crescimento da imagem do negócio no mercado. Por isso, é bom manter a atenção.

Com uma rede social extremamente influente — afinal, é raro encontrar pessoas que não tenham um perfil digital —, fica mais fácil potencializar a experiência digital dos clientes. Contudo, é importante atentar para a segmentação: nem todos os usuários compartilham do mesmo interesse, então, a análise mercadológica se faz cada vez mais necessária.

A segmentação no Facebook para conversão de leads

É fundamental que um gestor saiba fazer uma segmentação correta dos interessados nos produtos ou serviços. Investir em campanhas com baixa conversão de leads pode gerar mais gastos do que lucros, afinal, um marketing amplo não quer dizer que os alvos principais foram alcançados. Algumas características podem ajudar no desenvolvimento dessa segmentação:

Interesse

A versatilidade do Facebook é inigualável, mas deve ser usada de forma inteligente: de nada adianta oferecer um serviço específico para um grupo de pessoas que sem potencial capacidade de se envolver com seu negócio.

Por isso, quando é desenvolvida uma segmentação por interesse, o investimento — e a atenção — pode ser focado para efetivos clientes. Assim, fica mais fácil criar o contato, estabelecer vínculos e desenvolver a vontade do público de consumir seu produto ou serviço.

Audiência

O interesse e a audiência são pontos muito correlacionados. Enquanto o primeiro lida com a potencialidade da conversão de leads, esta está intrinsecamente ligada àquelas pessoas que já fazem parte de um determinado grupo. Independentemente de ser por meio da divisão por idade, área de atuação, formas de lazer, educação, etc., entender as especificidades da audiência garante o desenvolvimento de um marketing muito mais eficaz.

Localização

Há a possibilidade de aumentar ou reduzir o alcance das campanhas por meio da localização. Isso quer dizer que o gestor consegue definir um espaço em que seus serviços sejam publicados. Mas qual seria o propósito disso? Muitas vezes, estratégias publicitárias envolvem regionalismos específicos que só fazem sentido em determinados locais.

Pessoas que moram no local, que estiveram nele recentemente ou que estejam visitando o ambiente são algumas das opções a serem consideradas, por exemplo.

O sucesso de um negócio por meio da rede social

A conversão de leads é provavelmente um dos maiores objetivos de gestores profissionais. O mundo progressivamente mais imerso na tecnologia exige que as empresas inovem para desenvolver uma marca presente e capaz de disputar espaço com seus concorrentes. Tendo isso em vista, investir em redes sociais pode ser um grande diferencial.

E então, leitor? Gostou de entender mais sobre a segmentação no Facebook e a conversão de leads? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn e Instagram

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