Automação de marketing: aumente o ROI do seu negócio!

Marketing Digital

Um dos grandes problemas de quem gerencia um departamento de marketing é o baixo orçamento e a sempre crescente pressão por melhores resultados. Uma maneira inteligente de contornar esses obstáculos é trabalhar com a automação de marketing.

A automação de marketing é uma ferramenta que promete dominar o mundo do Marketing Digital nos próximos tempos, especialmente por causa dos incríveis resultados que ela apresenta.

Neste artigo, você vai descobrir como esse recurso ajuda a diminuir custos e aumentar as vendas, elevando o ROI dessas ações de marketing. Continue lendo para saber mais!

Como a automação de marketing diminui o custo do seu marketing?

Menos trabalho para os colaboradores

A primeira consequência da automação de marketing é facilitar o trabalho dos colaboradores do departamento de marketing da empresa. Ao automatizar as ações de marketing e a nutrição de leads, a ferramenta tira das mãos dos colaboradores uma série de encargos, deixando que eles possam focar em outras áreas.

Assim, os colaboradores podem ser mais eficientes em ação, diminuindo os custos da campanha.

Menos esforço para os vendedores

Quando a automação de marketing é bem utilizada, ela passa a produzir uma série de leads bem nutridos dentro da estratégia de marketing digital da empresa. Esses leads oferecem menos resistência aos vendedores, que passam a ser mais eficientes no trabalho.

Para se ter uma ideia, o ciclo de vendas de uma empresa que utiliza a automação de marketing é cerca de 70% menor do que de uma empresa que não utiliza. Com isso, os vendedores levam bem menos tempo para fechar uma venda e podem se tornar mais eficientes — de fato, as empresas que usam automação de marketing registram, em média, um aumento de 54% das metas batidas pelo time de vendas.

Menor CAC para a estratégia

Você sabia que apenas 25% dos leads gerados por uma empresa estão prontos para comprar? Os outros 75% precisam ser nutridos se a companhia tem esperanças de convertê-los em clientes.

Assim, uma empresa normal desperdiça 3 em cada 4 leads gerados, levando a um encarecimento do cliente conquistado e gerando um CAC muito elevado.

Com a automação de marketing, a taxa de conversão da empresa sobe até 53%, o que aumenta o número de clientes e diminui o valor do CAC.

Como a automação de marketing aumenta o rendimento do marketing?

Nutrição de Leads

Como já vimos, a grande parte dos leads gerados por uma empresa acabam desperdiçados — não são convertidos em vendas. A principal razão para isso é a má nutrição de leads feita pela companhia.

A automação de marketing atua para corrigir esse problema, entregando o conteúdo ideal para cada lead no momento preciso, tudo de forma automática. Assim, a nutrição é feita com mais qualidade e eficiência.

Segmentação por mais fatores

Um dos grandes trunfos da automação de marketing é a capacidade de segmentar e qualificar os leads de forma mais precisa, tornando todo o processo de nutrição de leads mais eficiente.

Assim, a empresa não desperdiça recursos preciosos enviando um material genérico para todos os leads. Por outro lado, ela pode se comunicar de forma muito mais personalizada, direta e atraente.

Compras maiores

Todo esse esforço para nutrir os leads gerados é recompensado no fim do funil de vendas. Como a gente já viu, leads bem nutridos geram menos resistência para o time de vendedores, o que aumenta os negócios fechados para a empresa. Além disso, eles também são mais valiosos. Uma pesquisa do The Annuitas Group mostrou que 47% dos leads trabalhos pela automação de marketing fazem compras maiores do que os leads não nutridos.

No fim das contas, a automação de marketing acaba por gerar um crescimento de 14,5% nas vendas da empresa e ainda diminui os custos em 12,2%. Quando os custos caem e o faturamento sobe, o ROI também aumenta.

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