Agência de Marketing Digital ou Agência de Publicidade: saiba as diferenças e como escolher

Marketing Digital

A divulgação dos seus serviços e produtos é fundamental para o crescimento da sua empresa. Com um trabalho de comunicação bem feito, é possível impactar o público e melhorar seus resultados. No entanto, a grande questão de boa parte dos gestores de marketing é: agência de marketing digital ou agência de publicidade? Qual escolher?

Apesar de ambas serem responsáveis por criar anúncios para você e te dar visibilidade, há algumas diferenças, em relação aos serviços prestados por cada uma. Muitos se confundem e acham que a única distinção é que uma é online e a outra não. Como veremos a seguir, não é bem assim.

Quer saber a diferença entre os dois tipos de agências e quando contratá-las? Leia nosso post e descubra!

O que faz uma agência de publicidade?

A agência de publicidade cuida da comunicação da sua empresa nos meios tradicionais, como:

  • rádio;
  • TV;
  • revista;
  • outdoors.

A especialidade das agências de publicidade é a criação. Mesmo que todos os departamentos precisem trabalhar em conjunto, você tem mais interesse em ver as ações criativas, não é mesmo?

Quem define os objetivos da campanha e dá as informações sobre o negócio é você. O responsável pelo atendimento faz um briefing, reúne esses dados e dá o prosseguimento. Entre os setores da agência, podemos citar:

  • atendimento;
  • planejamento;
  • criação;
  • mídia.

Quando contratá-la?

Você pode requisitar uma agência de publicidade em qualquer momento. No entanto, o período mais propício é o de lançamento. Por exemplo, se você está abrindo uma empresa na cidade e quer comunicar ao público, pode fazer por meio de um outdoor.

O que faz uma agência de marketing digital?

A agência de marketing digital é responsável por todas as ações online da sua empresa. Entre essas ações, podemos citar:

  • criar anúncios patrocinados;
  • criar sites institucionais e e-commerces;
  • otimizar os sites para os mecanismos de busca;
  • produzir conteúdos para sites e redes sociais;
  • montar um funil de vendas para aumentar a conversão;
  • monitorar as ações.

Como você pode perceber, a abordagem é mais estratégica. As atividades não se limitam à parte criativa, mas vão desde o planejamento até a análise dos resultados.

Entre os diversos profissionais envolvidos nesse tipo de agência, temos:

  • designers;
  • redatores;
  • programadores;
  • webdesigners;
  • analistas;
  • consultores.

Na verdade, há várias outras ações e profissionais que poderiam ser citados, mas a lista ficaria imensa.

Quando contratá-la?

Quando você se der conta de que precisa melhorar o marketing da sua empresa, mas não tem um departamento grande ou experiente o suficiente.

Criar um setor desses na sua organização pode custar muito. Por isso, pode valer mais a pena pagar mensalidade para uma agência. Dessa forma, você ainda terá uma equipe especializada trabalhando para o seu negócio.

Qual das duas é a melhor solução?

As agências de publicidade podem ser uma solução mais imediata. Se você é uma empresa grande e quer visibilidade rápida, pode anunciar seu produto ou serviço no horário nobre de uma emissora de TV. Porém, o custo é elevado e você atingirá um público diversificado.

As agências de marketing digital têm sido mais procuradas nos últimos anos, já que atuam focadas nos resultados e possuem custos-benefícios favoráveis. As campanhas costumam ser mais duráveis, uma vez que não há data certa para saírem de veiculação.

O site da sua empresa, por exemplo, está disponível 24 horas.

Outra vantagem é poder segmentar o seu público-alvo. Por meio das ferramentas digitais, você consegue atingir quem é, de fato, interessante para o seu negócio. Sendo assim, o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas é maior e mensurável.

Optar por uma agência de marketing digital ou uma agência de publicidade vai depender do seu objetivo. Como os serviços não são iguais, você deve analisar qual se encaixa mais ao seu propósito.

Quer saber mais sobre marketing digital? Confira como uma agência digital pode ajudar a alavancar as vendas da empresa!

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