9 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Engajamento nas redes sociais envolve interações, saber os melhores horários para as publicações, analisar o número de curtidas e comentários, entre outras questões.

Cada um desses pontos têm a sua devida importância e fazem toda diferença na performance digital da sua marca. Aumentar o engajamento nas redes sociais é um dos grandes objetivos de toda empresa, pois isso indica que os seguidores estão interagindo e se envolvendo com o seu conteúdo. 

Sendo assim, quanto mais pessoas comentarem e curtirem a sua publicação, melhor. Isso mostra a qualidade da sua audiência, ou seja, qual seu nível de influência sob seus seguidores e o quanto eles confiam na sua marca. 

Nesse texto, você vai descobrir o que caracteriza o engajamento nas redes sociais e algumas dicas para aumentar esse índice tão importante para o seu perfil. Acompanhe! 

Quais ações caracterizam engajamento nas redes sociais?

O engajamento nas redes sociais é contabilizado quando o público realiza as seguintes ações: 

  • Curtir os posts do feed 
  • Comentar os posts do feed 
  • Salvar os posts do feed 
  • Enviar os posts do feed 
  • Passar mais tempo com a timeline parada nos posts do feed 
  • Enviar DMs para a página 
  • Responder e interagir com os stories 
  • Passar mais tempo vendo os stories
  • Enviar stories 

Outro fator fundamental é o algoritmo do Instagram. Ele faz com que nem todos os seus seguidores vejam as suas postagens. Mas, ele não é o único culpado pelas taxas baixas no seu perfil. 

Lembre-se que quando um seguidor não reage a nenhum conteúdo postado, ele não tem interesse no serviço ou produto que a empresa oferece. Isso se torna um problema quando a maioria dos seus seguidores toma essa atitude, pois 70% dos seus posts não são vistos. Sendo assim, se destacar na rede social é um grande desafio. 

Na maioria dos casos, quanto maior o número de seguidores, menor é a taxa de engajamento nas redes sociais. Esse indicador pode apontar dois cenários distintos. 

O primeiro é que cada pessoa encontrou o seu perfil de uma forma diferente. Isso pode significar que todos gostam do seu conteúdo, mas se interessam por assuntos diversos dentro do seu nicho. O segundo ponto é se lembrar de que é impossível agradar todo mundo o tempo todo. 

Algo que pode te motivar durante o processo é ficar de olho nos posts que trazem mais engajamento nas redes sociais. Ele será como uma meta para as próximas publicações. 

Dito isso, confira abaixo as melhores dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais. 

9 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais 

Utilize hashtags que tenham relação com seu mercado de atuação 

Todo post tem um assunto chave, certo? Pense sobre ele, sobre os objetivos que te levaram a criá-lo e como ele pode ajudar o seu público alvo. Feito isso, fica mais fácil definir quais buscas levariam seus seguidores a encontrar seu conteúdo. 

Assim, você consegue estipular as melhores hashtags para cada post. Utilize de 2 a 5 delas em cada publicação. 

Envie os posts para perfis dentro do seu público alvo 

Com exceção da concorrência, você pode enviar suas publicações para perfis que se identifiquem com seu conteúdo e combinem com os pilares da sua empresa. Ao compartilhar seus posts, você estará aumentando o engajamento nas redes sociais! 

Coloque localização no conteúdo 

Vamos supor que você está em um restaurante que tem um público alvo parecido com o seu. Uma boa dica é fazer um post colocando a localização do restaurante. 

Dessa forma, as pessoas que têm interesse naquele local têm mais chances de encontrarem a sua publicação. Por fazerem parte do seu público alvo, é uma ótima dica para aumentar o seu número de seguidores. 

Marque outros perfis 

Sempre que for se referir a uma empresa ou pessoa, marque o perfil no post ou story. Isso vai fazer com que esse perfil seja estimulado a compartilhar o seu conteúdo. 

Nesse caso, também é importante prestar atenção em qual é o público alvo desse perfil. Mesmo que a quantidade de compartilhamentos seja importante, se pessoas que não estiverem interessadas no seu conteúdo começarem a seguir o perfil da marca, isso pode acabar diminuindo os seus resultados. 

Faça as publicações nos melhores horários 

Você sabia que as redes sociais têm um horário de pico? O próprio Instagram oferece essa informação. Assim, você consegue descobrir em quais horários seus seguidores estão mais ativos dentro da plataforma. Sempre que for postar algum conteúdo, isso vai te ajudar a garantir que o máximo de pessoas tenha acesso a ele. 

Chame seus seguidores para a ação 

É muito interessante colocar frases como “qual é sua opinião sobre o assunto?”, “o que você faria?”, “qual desses você prefere?”. Uma dica de ouro é colocar essas frases na arte e não na legenda. Isso vai estimular as pessoas a comentarem no post e se sentirem parte importante de seu conteúdo. 

Responda os comentários 

Não deixe nenhum comentário sem resposta. Pode ser apenas um emoji sorrindo, piscando ou um coração. 

Quando você responde um comentário, o autor recebe uma notificação dizendo que a marca interagiu com ele. Dessa forma, você faz com que sua marca seja sempre lembrada. 

Reposte as publicações de outros perfis 

Geralmente, quando você resposta um post de outro perfil, ele também irá repostar sua publicação. Assim, você gera uma troca de conteúdo orgânica, o que favorece as duas marcas. 

É importante avisar o perfil que você irá repostar aquele conteúdo. Isso vai fazer com que sua ação não passe despercebida e pode construir uma ótima parceria entre os dois perfis. 

Utilize os recursos dos stories

Os recursos do story são ótimas maneiras de aumentar a interação dos seguidores. Utilize perguntas, enquetes, contagem regressiva, teste, bate papo, entre outros. 

O Instagram é uma rede social que está trazendo inovações constantes nesse sentido. Por isso, vale a pena ficar de olho para testar coisas novas e analisar o que dá certo para a sua audiência. 

É importante lembrar que essas interações podem deixar sua caixa de mensagens cheia. Assim como os comentários, é importante responder todas as mensagens. 

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